cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Drivers & Software

IgorKng
Adept I

Dayz low gpu usage RX 6650 XT Possible FIX

Percorri muitas discussões aqui em como a AMD não está errada e sim a desenvolvedora do DAYZ etc...

Sabemos que Dayz não é um jogo bem otimizado, ok, porém rodar pior que em placas antigas da Nvidia é brincadeira, relatos de que não eram problemas de driver e o FIX já havia sido feito pela AMD anos atrás, bom, a AMD voltou a estragar tudo para os jogadores de Dayz em suas atualizações mais recentes.

Anexarei duas imagens, uma com o Driver 22.5.1 e outra com o Driver 24.2.1, para que não haja dúvidas que o problema está no Software mal feito da AMD e não nas peças do computador / configurações, máquina com windows recém instalado sem modificações ambas as instalações de Driver feitas da mesma maneira, rodando DDU etc... Também relato que estou na exata mesma localização em ambos os pontos e com as mesmas configurações gráficas e tudo que é diferente é apenas o Driver da AMD.

Para qualquer pessoa que consiga ver um palmo a sua frente também consegue ver que não é comum o funcionamento da GPU trabalhar somente em áreas onde tem poucos objetos renderizados e ao olhar para vários objetos ela simplesmente ir dormir e para de trabalhar, reduzindo o consumo, temperatura e quase que reduzindo a 90% o Clock.

Um possível FIX para comunidade Dayz que está sendo atormentada pela AMD por falta de responsabilidade e apoio, voltem ao Driver 22.5.1 e relatem se algo melhorou para vocês, não vi ninguém indicando isso recentemente e para mim funcionou bem melhor do que esses novos drivers porcos da AMD.

Sou usuário da AMD a muito tempo, e me sinto insatisfeito com esses problemas já fazem anos, acredito que esteja na hora de mesmo que por uma placa com um pouco menos de força bruta pagar um pouco a mais e obter uma Nvidia, onde não é perfeito mas é de longe mais bem trabalhada do que a AMD nesta questão de erros em jogos.

A primeira imagem é do driver lixo 24.2.1 onde tem um gerênciamento pífio de GPU e na segunda é o driver 22.5.1 onde o gerênciamento parece quase normal.

English:

I've been through a lot of discussions here about how AMD isn't wrong, but rather the developer of DAYZ, etc...

We know that Dayz is not a well-optimized game, ok, but running worse than on old Nvidia cards is a joke, reports that it wasn't driver problems and the FIX had already been done by AMD years ago, well, AMD came back spoil everything for Dayz players in its latest updates.

I will attach two images, one with Driver 22.5.1 and the other with Driver 22.4.1, so that there is no doubt that the problem is with AMD's poorly made Software and not with the computer parts / settings, newly installed Windows machine without modifications, both Driver installations were done in the same way, running DDU etc... I also report that I am in the exact same location at both points and with the same graphics settings and everything that is different is just the AMD Driver.

Anyone who can see a foot in front of them can also see that it is not common for the GPU to work only in areas where there are few rendered objects and when looking at several objects it simply goes to sleep and stops working, reducing consumption, temperature and almost reduces the Clock to 90%.

A possible FIX for the Dayz community that is being tormented by AMD due to lack of responsibility and support, go back to Driver 22.5.1 and report if anything has improved for you, I haven't seen anyone report this recently and for me it worked much better than these new drivers AMD pigs.

I've been an AMD user for a long time, and I've felt dissatisfied with these problems for years now, I believe it's time to even pay a little more for a card with a little less brute force and get an Nvidia, where it's not perfect but it is by far better worked than AMD in this issue of errors in games.

The first image is of the rubbish driver 24.2.1 where it has poor GPU management and the second is the 22.5.1 driver where the management seems almost normal.

driver 22.4.1.pngdriver 22.5.1.png

Também vale comentar que não posso jogar BF2042 com esse driver "22.5.1" pois é muito desatualizado, é triste ver isso onde o consumidor tem que procurar corrigir o erro da empresa, inviável ficar substituindo de driver toda hora que quiser jogar Dayz, parabéns AMD.

English:

It's also worth mentioning that I can't play BF2042 with this "22.5.1" driver because it's very outdated, it's sad to see this where the consumer has to try to correct the company's error, it's unfeasible to keep replacing drivers every time they want to play Dayz, congratulations AMD.

7 Replies
Ferks
Adept I

Olá, eu tenho o mesmo problema com DayZ, tentei a possivel solução postada aqui.
E esse foram os resultados.
Não testei instalar os drivers 22.5.1, por que no site oficial não há como baixar.
Você pode me dizer onde baixar esta versão?
Meu setup:
Ryzen 5600
RX 7600 8GB
16GB DDR4
Windows 11

EDIT: Acabei de descobrir que está versão antiga não é suportada para minha atual GPU.

Ainda procurando uma solução viável.

0 Likes
Balrogos
Adept III

So problem is fixed?

0 Likes

For me, no.

0 Likes

Can you try: https://github.com/cbk0313/Radeon-DX-Configurator

So in short u can chose beetwen old DX11 optimalizations vs DXNAVI, so some games work better on old some on DXNAVI.

0 Likes
Bulletx88
Adept I

Boa noite,

Ontem notem claras dificuldades com o Dayz.

O meu Setup é :
CPU : Ryzen 5 3600
GPU: RX 6800XT red Dragon16GB de VRAM
RAM: 32GB RAM DDR4 3200MHZ CL14

Anteriormente a unica coisa que mudada era a GPU, tinha uma RX 5600XT. Nesta altura fazia entre 90 e 115FPS no Dayz.

Quando comprei a RX 6800XT, tudo mudou e passei a ter um minimo de 120FPS e até 180FPS em algumas partes.

Desde a ultima atualização da GPU para a versão 24.5.1, nem chega a 100FPS. Com a agravante que por norma fica nas 70FPS.

Decidi fazer uma leitura da utilização de CPU e GPU e reparei que o DAYZ está apenas a usar 40% da CPU e apenas 20% da GPU.

English:

Yesterday, there were clear difficulties with Dayz.

My Setup is:
CPU: Ryzen 5 3600
GPU: RX 6800XT red Dragon16GB VRAM
RAM: 32GB RAM DDR4 3200MHZ CL14

Previously the only thing that changed was the GPU, I had an RX 5600XT. At this time I was doing between 90 and 115FPS on Dayz.

When I bought the RX 6800XT, everything changed and I started to have a minimum of 120FPS and up to 180FPS in some parts.

Since the last GPU update to version 24.5.1, it doesn't even reach 100FPS. With the aggravating factor that it is normally at 70FPS.
I decided to take a reading of the CPU and GPU usage and noticed that DAYZ is only using 40% of the CPU and only 20% of the GPU.

0 Likes

Can you try: https://github.com/cbk0313/Radeon-DX-Configurator

So in short u can chose beetwen old DX11 optimalizations vs DXNAVI, so some games work better on old some on DXNAVI.

0 Likes

I disabled dxnavi and still gpu usage drops in the city. I have adrenaline 23.11.1 and RX 6600 and it worked before.

0 Likes