1 Reply Latest reply on Nov 7, 2017 1:34 PM by ray_m

Ryzen 7 Max Turbo dando CRASH e alta Voltagem

paparola

Olá,

Ryzen 7 1700

MB: MSI A320m PRO-VD

Mem: Corsair Vengeance LPX 8Gb 2400 mhz que está rodando a padrões 2133mhz

VGA: Tenho uma GTX 260 e uma R7 260X (esta a que está equipada agora).

Sistema: Windows 10 64 bits.

PSU: Corsair 600W

Este é o meu sistema

Problema é que, se eu deixo ativado o max turbo do ryzen 7, em idle no Windows, o clock speed oscila entre 2,9-3,09 ghz. Mas a voltagem fica em absurdos 1,30-1,4V, e se mantem igual mesmo quando sob stress, quando o clock sobe. A temperatura fica normalzinha.

O grande problema, é que o sistema da CRASH, tipo, ele simplesmente reinicia do nada, e as vezes reincia mais algumas vezes e tem que desligar ele, aguardar alguns segundos, ligar novamente pra ele tentar botar o OS.

Já rodei o memtest e diz que a memoria ta OK. Fiz checagem de disco, reinstalei o Windows 10 múltiplas vezes e sempre da o mesmo problema, e fica mais evidente ainda se abro algum aplicativo que uso FLASH, ai mesmo que ele reinicia em segundos.

Então, parti pra uma investigação do processador, fui na bios e desabilitei o MAX turbo. Deste modo, através dos instrumentos do Windows e do CPUID HWMonitor pude obter as leituras sobre o processador. Rodei de TUDO e não reiniciou uma vez sequer. O clock fica oscilando agora entre 2,6-3Ghz no Windows, e a voltagem entre 0,6-0,9 V. Temperatura também, ótima e não reinicia nem com benchmarks de flash agora. Hehhehehe.

Mas a questão é, acho que ta com problema no processador né? Ou pode ser outra coisa? Se for problema no processador, o vendedor já disse que tem que ser com a AMD o suporte, mas queria saber como é o negócio, se demora muito e tal.