AnsweredAssumed Answered

Problema com driver da placa de vídeo - Dell Inspiron 14R N4110.

Question asked by ivangaru on Aug 23, 2015

Mas vamos ao problema. Eu tenho um notebook Dell Inspiron 14R (n4110), há 2 anos. Sua configuração é:

- CPU Intel i7 2640M (2.8GHz)

- 6GB de RAM DDR3 1333

- HD 750GB

- Placa de Vídeo comutável (Intel HD Graphics 3000 + AMD HD Radeon 6470M

Já pesquisei bastante, tanto aqui quanto em outros foruns (inclusive internacionais) de pessoas com problemas parecidos com o meu. Eu trabalho com arquitetura, gravações de música e edições de vídeo. Há algum tempo, começaram a surgir algumas telas azuis (BSOD), em especial, quando ia renderizar algum video no After Effects ou no Vegas Video.

Depois, elas começaram a aparecer com maior frequencia, quando eu usava o Sonar X1.

Desde a semana passada, as telas azuis começaram a surgir quando eu estava usando softwares básicos, como Google Chrome, também. E desde então, AutoCAD, e outros softwares ficaram impossíveis de usar.

Minha primeira suspeita foi memória RAM. No entanto, fui em uma loja, coloquei dois módulos de 4GB novos, e a tela azul permaneceu. Então, baixei o SlimDrivers e atualizei todos os drivers disponíveis, incluindo a BIOS, que peguei na Dell (versão A12, antes era A08). A tela azul persistiu.

Então, comecei a desinstalar os dispositivos de vídeo. No Gerenciador, aparecem como 2 distintos, o Intel e o AMD. Deixei o Windows detectar sozinho, e não resolveu. Instalei todas as versões disponíveis de drivers, e nada.

O problema acontece da seguinte forma:

- A versão mais recente da Dell, é velha. Era a que eu já estava usando. Ela habilita os gráficos em alta resolução, e suporte a 2 monitores. Quando eu instalo esse driver, vem a BSOD, e o BlueScreenViewer indica o driver dxgkrnl.sys como motivo do crash, "levando" com ele o atikmpag.sys.

Percebi então que o problema é que o Direct3D (DirectX) estava dando problemas com o driver de vídeo. Algumas pessoas que tiveram esse problema trocaram a placa de vídeo. Mas eu não confiei nessa solução, pois o problema pareceu ser de hardware. O problema era: como acabar com o conflito do DirectX (que é nativo do windows 7), com a placa de vídeo, cujos drivers da Dell são todos obsoletos?

- O Windows que veio com ele é o 7 Home Premium. Na segunda feira agora, atualizei para o Ultimate. Desisti do driver proprietário da Dell, e instalei o driver da Intel HD Graphics 3000, de janeiro deste ano, versão 9.17.10.3347. Funcionou. O gerenciador indicava um dispositivo Intel HD Graphics 3000 e um "standard VGA graphics", com icone de alerta. Mas eu estava com resolução alta e suporte a 2 monitores.

No entanto, o CAD não abria. Tentava carregar, mas a janela fechava. Mas o SketchUp, o Chrome, nada mais travava. Eu deveria ter reinstalado o CAD, e ver se funcionava. Mas, com o meu perfeccionismo, fui tentar tirar o ícone de alerta do segundo dispositivo de video. E ferrou tudo.

Hoje, meu problema é: já desinstalei todos os drivers da AMD. Limpei as referências AMD/ATI no registro. Desinstalei o dispositivo Intel. Reinstalei o driver Intel que funcionou e estava disposto a ficar com o ícone de alerta no segundo controlador de video, mas o driver Intel não funciona mais.

Aparece o Controlador como sendo Intel HD Graphics 3000, o outro como Standard VGA Graphics, mas a resolução não fica boa, nem tem suporte ao segundo monitor (via HDMI).

Alguém tem alguma idéia? Já tentei de tudo. Driver Cleaner, CCleaner, Mas nada consegue me fazer o driver Intel funcionar de novo. Se instalo o driver Dell funciona, mas voltam as telas azuis.

Desculpem o post longo, mas preciso trabalhar e estou perdendo um tempo imenso com isso.

Outcomes