cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Graphics Cards

Tela preta em jogos AMD 530, como solucionar? (Black screen in AMD 530 games, how to solve?)

Ao jogar Total War Rome 2, Company of Heroes 2  e Age of Empires Definitive Edition 2, após certo tempo de funcionamento, a tela fica preta e o áudio continua rodando, sou obrigado dar ALT + TAB ou CTRL + ALT + DEL para sair dos jogos, gostaria de saber se isso é um erro da AMD ou do meu Notebook (Já foi trocada toda a placa dele, pelo suporte da DELL, outros erros que vinham acontecendo foram sanados, no entanto, este persistiu, então creio que seja algo referente a placa de vídeo, comprei faz menos de 1 ano).

CONFIGURAÇÔES:

Dell Inspiron 5570 

Windows 10

Processador I7 8gen

HD 1TB

Placa de video integrada Intel UHD Graphics 630

Placa de vídeo dedicada Radeon 530

8GB de Memória RAM + 8GB adicionados por mim = 16GB

(Os drivers estão atualizados)

Atualização do tópico 04/05/2020:

Está marcado como resposta correta a resolução encontrada pelo rpcruzz! Pois o problema foi 100% solucionado. 

Caso sejam preguiçosos assim como eu, aqui está a resolução indicada no fórum que achei seguindo a pesquisa indicad pelo rpcruzz.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESOLUÇÃO:

O problema estava associado a BIOS do notebook, e aparentemente este é um problema recorrente do modelo Dell Inspiron 5570.

Para solucionar, entre no seguinte link e baixe o arquivo de atualização da BIOS, pode ser a Versão 1.2.2 ou a Versão 1.1.8:

- 1.2.2:

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=3p5f0&oscode=wt64a&productco... 

- 1.1.8:

Dell Inspiron 5570/5770 KBL System BIOS | Detalhes do driver | Dell Brasil 

1. Após o download, você terá o arquivo "Inspiron_5570_5770_122.exe" ou o "Inspiron5570_5770_118.exe", de acordo com o que você instalou;

2. Renomeie o arquivo, para "BIOS_IMG.rcv";

3. Copie-o para um pendrive com formato FAT32 (Você pode baixar o programa Rufus  para formatar o pendrive, só se lembre de fazer um backup dos arquivos! );

4. Desligue o laptop e desconecte o cabo de alimentação;

5. Pressione Ctrl + Esc (mantenha pressionado) e conecte o cabo de alimentação, mas continue pressionando até ver a janela de recuperação do BIOS;

6. Escolha recuperação do BIOS;

7. Após o sistema reiniciar, pressione F2 para entrar na configuração do BIOS (Passo importante para o sistema não voltar a atualizar o fimware sozinho);

8. Haverá uma opção para desativar as atualizações de firmware UEFI. Habilite ou desabilite esta opção para impedir que o Windows atualize automaticamente o firmware (No meu caso, eu tive que desabilitar)

(Ela está localizada em: "Security"->"UEFI Capsule Fimware Updates"->Opção:"Enable UEFI Capsule Fimware Updates", [Como isso não é um padrão, esta sequência pode alterar de notebook para notebook]);

9. Verificar a Versão da BIOS.

(Se seu sistema operacional for Windows, pressione Windows + R para abrir o Executar e digite "cmd", ao abrir o Prompt de Comando, digite "wmic bios get smbiosbiosversion" para ver qual a versão da sua BIOS).

‌---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Há uma outra resolução encontrada por mim e se quiserem testar as duas por via das dúvidas, fiquem à vontade!

Aqui está um link com o passo a passo da resolução que fiz no Clube do Hardware.
Espero que essas resoluções lhes ajudem a resolver!! 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/14...

TRANSLATION:

When playing Total War Rome 2, Company of Heroes 2 and Age of Empires Definitive Edition 2, after a certain period of operation, the screen goes black and the audio keeps playing, I am obliged to give ALT + TAB or CTRL + ALT + DEL to leave the games, I would like to know if this is an error by AMD or my Notebook (The whole board has already been replaced by DELL support, other errors that have been happening have been fixed, however, this persisted, so I believe it is something related the video card, I bought it less than 1 year ago).

SETTINGS:

Dell Inspiron 5570

Windows 10

I7 8gen processor

HD 1TB

Integrated video card Intel UHD Graphics 630

Dedicated video card Radeon 530

8GB RAM 8GB added by me = 16GB

(The drivers are up to date)

Topic update 04/05/2020:

The resolution found by rpcruzz is marked as the correct answer! The problem was 100% solved.

If you are lazy like me, here is the resolution indicated in the forum that I found following the research indicated by rpcruzz

-------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ------

RESOLUTION:

The problem was associated with the notebook's BIOS, and apparently this is a recurring problem with the Dell Inspiron 5570.

To troubleshoot, enter the following link and download the BIOS update file, it can be Version 1.2.2 or Version 1.1.8:

- 1.2.2:

https://www.dell.com/support/home/pt-br/drivers/driversdetails?driverid=3p5f0&oscode=wt64a&productco... 

- 1.1.8:

Dell Inspiron 5570/5770 KBL System BIOS | Detalhes do driver | Dell Brasil 

1. After downloading, you will have the file "Inspiron_5570_5770_122.exe" or "Inspiron5570_5770_118.exe", according to what you installed;

2. Rename the file, to "BIOS_IMG.rcv";

3. Copy it to a pendrive with FAT32 format (You can download the program Rufus  to format the pendrive, just remember to make a backup of the files!);

4. Turn off the laptop and disconnect the AC power;

5. Press Ctrl + Esc (hold) and connect the AC power, but keep pressing until you see the BIOS recovery window;

6. Choose BIOS recovery;

7. After the system restarts, press F2 to enter the BIOS setup (Important step for the system not to update the fimware by itself);

8. There will be an option to disable UEFI firmware updates. Enable or disable this option to prevent Windows from automatically updating the firmware (In my case, I had to disable)

(It is located at: "Security" -> "UEFI Capsule Fimware Updates" -> Option: "Enable UEFI Capsule Fimware Updates", [As this is not a standard, this sequence can change from notebook to notebook]);

9. Check the BIOS Version.

(If your operating system is Windows, press Windows + R to open Run and type "cmd", when opening the Command Prompt, type "wmic bios get smbiosbiosversion" to see your BIOS version).

---------------- ------------------------------------------------- -------------------------------------------------- ------------

There is another resolution found by me and if you want to test both just in case, feel free!

Here is a link to the resolution step by step I made at Clube do Hardware.
I hope these resolutions help you to resolve !!

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/14...

0 Likes
1 Solution

Depois de dar uma pesquisada com vontade, achei um tópico no forum da Dell e o grande problema foi uma atualização de BIOS. Fiz um downgrade da minha BIOS e todos os jogos voltaram funcionar (lá também explica como fazer) 

Busquem por:

 Inspiron 15 5570 new bios update 1.2.3 crashes my amd radeon 530

View solution in original post

0 Likes
9 Replies

Consegui resolver, mas o problema não estava associado a placa e sim ao direcionamento de energia (DESCONSIDEREM ESTA MENSAGEM, ESTÁ RELACIONADA A ANTIGA SOLUÇÃO)

TRANSLATION: 

I was able to solve it, but the problem was not associated with the card, but with the direction of energy (DISCLAIMER THIS MESSAGE IS RELATED TO THE OLD SOLUTION)

Gostaria muito que me dissesse como resolveu! Aguardo sua resposta, pois to sem esperança já rs. Obrigado

Acabei lhe mandando uma mensagem, mas vou postar aqui para que mais pessoas possam acessar a informação com facilidade!

Aqui está um link com o passo a passo da resolução que fiz no Clube do Hardware.
Espero que te ajude a resolver!!

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/14...

PS: Caso não resolva, pode mandar me contactar por mensagem aqui no fórum e lhe passo outras formas de contato. Abraços maninho e boa sorte!

0 Likes
luckivurris
Journeyman III

Por favor, você poderia me dizer como resolveu? Estou com o mesmo problema, meu equipamento é o mesmo que o seu (modelo e configuração). A Dell diz que é problema de cooler através dos testes, e vai trocar essa peça, mas outro equipamento deste mesmo modelo deu o mesmo defeito, acredito não ser cooler, e já não sei mais o que fazer, toda vez que habilito a Placa de vídeo AMD ele acontece isso. (Sobre drivers, reinstalação, etc, ja fiz tudo).

rpcruzz
Journeyman III

Amigos,

Estou com o mesmo problema. CS GO, PUBG Lite, etc Meu note é idêntico ao de vocês Dell 5570 AMD Radeon 530. etc.

Todos os jogos dão esse erro da tela preta logo após iniciar.

Fiz essa alteração da energia e parou de dar a tela preta, porém, o problema persiste. O jogo continua rolando mas com o vídeo congelado.

Vocês fizeram mas alguma alteração? Ainda não abri chamado na Dell.

Abraços e muito obrigado.

Depois de dar uma pesquisada com vontade, achei um tópico no forum da Dell e o grande problema foi uma atualização de BIOS. Fiz um downgrade da minha BIOS e todos os jogos voltaram funcionar (lá também explica como fazer) 

Busquem por:

 Inspiron 15 5570 new bios update 1.2.3 crashes my amd radeon 530

0 Likes

Muito obrigado amigo! O problema havia retornado no meu computador e acreditei que fosse somente nele... Achei que fosse solucionar o problema para outras pessoas a resolução que havia feito. Mas que bom que te ajudou de certa forma haha.

Vou dar uma olhada no tema que você indicou e realizar o downgrade também, assim que verificar que o problema foi solucionado para mim também eu já atualizo meu post, te mencionando e a respectiva solução encontrada! Abraços! 

Mais uma coisa, teria como por a tradução para o inglês do que escreveste no comentário? Isso ajudaria a alcançar mais pessoas! Obrigado novamente.

TRANSLATION:

Thank you very much friend! The problem had returned on my computer and I believed it was only on it ... I thought it would solve the problem for other people by the resolution I've been done. But how good it helped you in a way lol.

I'll take a look at the topic you indicated and downgrade it too, as soon as I see that the problem has been solved for me too, I already updated my post, mentioning you and the respective solution found! Hugs!

One more thing, would you have the English translation of what you wrote in the comment? This would help reach more people! Thank you again.

 

0 Likes
Earnhardt
Grandmaster

This is a user to user English language only Support Forum.

There are many freely available online tools that you can use to translate your posts into English. Please make use of these tools before posting.

0 Likes

I'll edit my post and put in English too, thanks for the warning!